
Ao decidir empreender em parceria com outros profissionais, uma das primeiras dúvidas que surgem é: qual o tipo societário ideal para o meu negócio? A Sociedade Simples Pura, pode ser uma boa opção, mas será que é a melhor opção para o seu negócio?
Em geral, um negócio pode se enquadrar em mais de uma das opções disponíveis. Por isso, escolher a opção que melhor atende as necessidades e planos da empresa, pode não ser uma tarefa muito simples.
Nesse sentido, é importante ter clareza das características do negócio e das possibilidades e responsabilidades que cada tipo societário carrega. Além disso, é importante verificar quais opções podem beneficiar ou não seu modelo de negócio.
Neste post, iremos te explicar as características da Sociedade Simples Pura. Além disso, você conseguirá entender se essa é ou não a melhor opção para você e seus sócios ou futuros sócios.
O que é a Sociedade Simples Pura
A sociedade Simples Pura é destinada a profissionais prestadores de serviços que decidem se associar para o exercício de uma mesma atividade econômica. Alguns exemplos que se encaixam nesse tipo societário são: médicos, dentistas, advogados, psicólogos, contadores, etc.
Os sócios devem definir e descrever no documento de contrato social, as regras referente às obrigações de cada sócio, sua forma de contribuição (bens e serviços), e a forma de distribuição social dos resultados. Além disso, é preciso registrar este documento de contrato social, no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas.
É possível que esse tipo de sociedade se dê entre pessoas casadas. Isto pode ser considerado uma vantagem em relação a outros tipos societários.
O capital social deve ser em moeda corrente e integralizado em bens passíveis de avaliação em dinheiro. O capital social é dividido em cotas e, cada sócio tem direito aos lucros proporcionais às cotas que possui.
A contabilidade dessa sociedade é mais simplificada e não há necessidade de um sistema de escrituração contábil. Devido à característica de simplicidade burocrática, é uma opção interessante para pequenos negócios ou para parcerias iniciais de trabalho.
Uma grande desvantagem da Sociedade Simples Pura é, que não há separação entre o patrimônio pessoal e patrimônio da empresa. Ou seja, caso a empresa obtenha dívidas e o patrimônio da empresa não consiga suprir tais dívidas, o patrimônio pessoal dos sócios também entram em risco.
Conclusão
Como você pode ver, este pode ser um modelo vantajoso para algumas categorias de profissionais e para pequenos negócios, porém, tem o ônus de não proteger o patrimônio pessoal dos sócios envolvidos.
Além disso, para determinar se a Sociedade Simples Pura é, ou não, a melhor opção para um determinado negócio específico, é preciso analisar as diversas nuances e particularidades desse tipo societário e das necessidades da empresa.
Por isso, é muito importante ter o acompanhamento de um serviço contábil de qualidade para escolher a opção que melhor atenda as necessidades e seja mais vantajoso para sua empresa.
A ARGA ESCRITÓRIO CONTÁBIL possui uma equipe qualificada para te auxiliar neste e em outros processos para garantir a regulamentação e sucesso do seu negócio. Entre em contato e conheça nossos serviços.
Quer saber mais sobre este assunto, baixe nosso Ebook